segunda-feira, 2 de março de 2009

O SIGNIFICADO E PROPÓSITO DA ADORAÇÃO



Na adoração nossa mente ocupa-se com aquilo que Deus é e sua natureza, santo, fiel, puro... Na adoração, diante da santidade de Deus, acabam-se as palavras e temos a oração em línguas ou o silêncio onde nos encontramos exclusivamente com Deus. É quando o homem encontra a plenitude dentro dele. O amor do homem respondendo ao amor do Pai.

A palavra Hebraica para adoração no Velho Testamento é shachah. É traduzida como prostrar, reverenciar, suplicar humildemente. É impossível entender adoração sem relacionar a uma atitude do corpo. Algumas vezes refere-se a levantar as mãos a Deus. Algumas vezes curvar os joelhos. Em Levítico 9:24, as pessoas colocavam o rosto no chão diante do poder do Senhor. A palavra mais usada para adoração no Novo Testamento é proskuneo. Essa palavra é usada mais de 50 vezes. É a combinação de duas palavras gregas pros que significa "ir para" e kuneo que significa "beijar". Proskuneo literalmente significa "ir para beijar". O significado da palavra é perfeitamente expresso pela mulher que lavou os pés de Jesus com lagrimas e então os beijou. Adoração é ter aproximação e contato com Deus. O adorador não irá a Deus como um pedinte, mas como um amante e admirador.

HOMEM É FEITO PARA ADORAR
O homem é essencialmente uma criatura de adoração. Isto é parte da sua natureza. Sua escolha não é onde ou quando ele vai adorar mas quem ele vai adorar. Na Bíblia, Deus ordena a sua adoração. Ele não compartilhará adoração com ninguém ou qualquer outra coisa. Quando o Diabo tentou Jesus no deserto ele disse: "todos os reinos do mundo eu te darei se prostrado me adorares", Jesus respondeu a ele: "pois está escrito, só o Senhor Deus adoraras, e só a Ele servirás (Mat 4:10)." Isso ilustra o grande princípio de adoração. O que seja que adoremos, terminaremos servindo. Quanto mais adoramos alguém ou alguma coisa, maior compromisso teremos, e mais semelhantes ficaremos com o que adoramos (Sal 115).

Adorar é uma decisão final.

Não podemos mudar nossa natureza.

Nossa natureza nos manda adorar alguma coisa

Nossa escolha é adoraremos Deus ou alguma coisa mais?

No decorrer do tempo o homem tem adorado ídolos de madeira, desejos físicos, dinheiro e posses, líderes políticos e falsas religiões.

Toda falsa adoração é ditada e controlada por Satanás. Então, quando adoramos errado, estamos adorando Satanás.

A mulher do poço em João 4, vemos um exemplo clássico de como ou onde adorar.

A atenção de Jesus não estava em condenar os procedimentos da mulher mas sim satisfazer a necessidade de seu espírito de adorar verdadeiramente (Joa 4:23). É espantoso o fato de que Deus procura adoradores. O fato de Deus poder ser adorado é uma grande oportunidade para nós.

ADORAÇÃO EM ESPÍRITO E EM VERDADE
Na frase "em espírito e em verdade", "em verdade" significa estar absolutamente aberto e honesto diante de Deus, sem esconder nada. Isto envolve expor nossa vida inteira a divina busca do Espírito Santo.

" em espírito" refere-se a uma parte da personalidade humana. Nossa vida como um instrumento conduzido pelo Espírito Santo.

1 Tes 5:23, as escrituras referem-se ao homem como um ser tridimensional. É composto de espírito, alma e corpo. O corpo do homem refere-se ao mundo pelos seus cinco sentidos (consciência do mundo); A alma do homem é sua própria consciência; O espírito do homem é a consciência de Deus; Deus é espírito e os que o adoram devem adorar em espírito e em verdade.

A única forma de adorar é através do espírito. Isto é não é a alma ou corpo que adoram mas o espírito.

Aqueles que verdadeiramente adoram são aqueles que seguem a Deus em seu espírito, mas fazem de acordo com a verdade da palavra de Deus. Paulo diz em Efe 5:18, "e não vos embriagueis com vinho, onde há exagero; mas seja cheio do Espírito." Estando cheio do Espírito, inevitavelmente estaremos nos envolvendo em adoração.

A hora de adorar a Deus é agora, não ontem ou amanhã.

Não devemos esperar o domingo para adorar.

Não precisamos esperar até chegar na igreja.

Deus está disponível para nós todo o tempo.

É muito difícil descrever o que adoração realmente é. É mais fácil descrever o que o adorador faz.

Adorador pode se prostrar, ajoelhar, declinar seu rosto em adoração, mas não é se prostrar ou ajoelhar que faz um verdadeiro adorador.

Adoração é uma resposta a um relacionamento com Deus, mas um relacionamento muito íntimo é muito difícil de ser descrito. Isto envolve: companheirismo; revelação pessoal de Deus para o indivíduo; mas é basicamente um rendimento interior aos pensamentos de Deus freqüentemente acompanhados pelas emoções e ações expressivas do corpo.

Devemos lembrar que é quase impossível descrever em palavras o sentimento interior e sentimentos que envolvem um relacionamento.

MOVENDO PARA A PRESENÇA DE DEUS
Ações de graças, louvor e adoração devem ser comparadas as três áreas do tabernáculo de Moisés. O átrio representa Ações de graças; o santo lugar representa o louvor; e o santo dos santos representa a adoração.

De acordo com Salmo 100, nós entramos em seus portões com ações de graças. Ações de graças relatam nossa gratidão pelo que Deus tem feito, sendo gratos. Como vamos ao átrio do templo nos preparando para ir ao Santo dos Santos, nós começamos relembrando o que Deus tem feito. Isto envolve muita ação do corpo (levantar mãos, bater palmas, gritar...).

Nos movemos para o Santo lugar quando nós louvamos. Louvor é uma função da vontade que é representada pela mesa do banquete no Santo lugar. Isto também segue uma iluminação da mente que é representada pelo candelabro do ouro. Uma mente queimada pelo Espírito Santo, iluminada pelo poder da oração em línguas. O Louvor se torna como um aroma suave ou um incenso do altar de ouro que representa nossas emoções. Primeiro nós devemos louvar a Deus, então santificamos nossas mentes com o poder do Espírito, então nossas emoções tomam conta e nos levam a presença de Deus em adoração.

Quando vamos ao ato final de adoração, temos o convite divino do Senhor mesmo que leva-nos debaixo do seu véu.

Ninguém pode programar a si mesmo para adorar. É um ato de vontade para agradecer a Deus, é um ato de vontade para louvar a Deus. É um ato da vontade de Deus para nos convidar a sua presença no ato de adoração e é somente quando o nosso relacionamento com Deus é consumado em adoração que nós verdadeiramente sentimos que estamos onde Ele está e Ele está onde nós estamos.

21 comentários:

  1. fiquei emocionada o meu coração disparou e logo em seguida veio a paz

    ResponderExcluir
  2. Olha que Palavra Tremenda isso falou muito ao meu coração. eu preçiso aprender a adorar .Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. AMO SER UMA ADORADORA,NAUM POSSO PARAR DE ADORAR AO MEU SENHOR JESUS♥♥

    ResponderExcluir
  5. Excelente. Não o conheço, mas se estiver contato, me passe.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Mto bom ...
    so nao concordo com

    1) " em espírito" refere-se a uma parte da personalidade humana. Nossa vida como um instrumento conduzido pelo Espírito Santo.

    A parte da personalidade humana refere-se a alma e nao ao espirito. O espirito humano eh algo muito profundo e somente busca pela presença de Deus...

    Watchman Nee esclarece isso baseado totalmente na Biblia no livro O HOMEM ESPIRITUAL.



    2) "...A única forma de adorar é através do espírito. Isto é não é a alma ou corpo que adoram mas o espírito..."

    Penso que para o espirito (a terceira parte da tricotomia) adorar, as camadas anteriores (alma e corpo) tem que estar totalmente rendidas ao senhorio do ES...

    De outra forma, o espirito adora, a alma odéia e a carne peca???

    Acho q tem que haver plenitude...

    mas creio que eu deva ter entendido errado...

    a pazzzzzzzzz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando Paulo diz : "Antes subugo o meu corpo e o reduzo a servidão", fica claro q o nosso espírito comanda o nosso corpo e alma para tbm adorarem a Deus, afinal, adoração é um estilo de vida. O simples fato de erguer as mãos aos céus, pode ser um ato de adoração (através do corpo) se essa for a intenção. O fato de pensar em coisas boas, nas que são de cima, é adoração a Deus através de nossa alma, por estarmos obedecendo a Ele e a Sua palavra.

      Mas o bom é isso, Ele vai acrescentando aos nossos corações.

      Excluir
    2. Alma corpo e espirito devem adorar a Deus

      Excluir
  7. Gostei, muito bom. Espero ler e estudar novas materias sobre adoração. fique na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Estou deslunbrada com esta palavra de vida adoraçao ao nosso Pai Eterno!adoro meu Santo de toda Criaçao Glorias ao simpeterno amem!
    sejamos abençoado em nome de Jesus amem!

    ResponderExcluir
  9. DEUS ABENÇOE AMADOS,NÓS PRESÍZAMOS APRENDER A CONFIAR,ESPERAR NO SENHOR JESUS.AMEI DE TODO MEU CORAÇÃO ESTA PAGINA,ENTREI PARA PESQUIZAR OUTRO ASUNTO,MAS FUI LEVADO AO ESPIRITO SANTO PARA LER,QUE MARAVILHA VCS AMADOS ESTÃO DE PARABÉNS,TODA HONRA E TODA GLORIA ES DO UNICO DIGUINO DE SER LOUVADO O SENHOR JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  10. eu gostei muito
    preciso adorar mas a deus

    ResponderExcluir
  11. eu gostei muito
    preciso adorar mas a deus

    ResponderExcluir
  12. Te Adorar é o que sei, te adorar é o que sou, nada pode calar um ADORADOR ☝🎼

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Muito boa essa palavra. Deus te abençoe. Eu tbm escrevi algo sobre adoração no meu blog. Se puder dê uma lida e me diz o que achou http://www.adoracaoverdadeira.com/o-que-e-adoracao/

    ResponderExcluir
  15. Adoração, é "estado"de espírito, entrar no Santo dos Santos e "fechar as portas" Glórias a Deus por sua vida. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  16. Entendo que a única forma aceitável de adoração é em espírito. Evidente que, para chegar a esse nível, tanto a alma quanto o corpo estão em estreita comunhão. Não pode adorar em espírito se este não exercer domínio à alma e corpo.

    ResponderExcluir