domingo, 22 de março de 2009

A crise em nossa vida espiritual

Os momentos de crise não são apenas comuns na vida dos servos de Deus; são necessários.



Todos nós conhecemos aquela historia de que a crise pode representar também grandes oportunidades, mas, como enxergar estas oportunidades em meio à crise? Como ver saída diante da pressão, da opressão, da impossibilidade e do medo?

Os nossos erros e fraquezas, a medida em que são expostos através de nossas atitudes, geram situações que podem produzir em nós muitas qualidades se conseguirmos enxergar a mão do Senhor agindo por nós, mesmo quando erramos. Os nossos erros podem ser usados como instrumentos para um maior crescimento, e conhecimento mais profundo do amor de Deus por nós, pois é fácil crer que Deus nos ama quando fazemos tudo com perfeição, e nestes momentos acabamos esquecendo a essência da Graça: Deus bom e homem não merecedor.

Cristo deu a vida por nós, sendo nós ainda pecadores, e não justos.

Deus não nos ama principalmente por que somos bons, ou por que temos atitudes louváveis, mas por que Ele é o Deus de amor; Deus não nos vai salvar porque somos perfeitos, mas por que tencionamos fazer a vontade d’Ele.

Responda com sinceridade: quem mais traiu a Jesus, Pedro ou Judas? A resposta é: ambos. Porque Judas perdeu-se, ao passo que Pedro tornou-se um grande evangelista? Por que Pedro tinha um coração sincero, e Judas não.

A traição de Pedro, serviu dentre outras coisas, para que soubesse quem ele era de fato.
Jesus disse aos discípulos que todos eles o deixariam na hora da sua prisão, mas Pedro, famoso “Super Crente”, imbatível, que pegava “o demônio pelos chifres”, disse: “Senhor, ainda que todos te deixem, eu não o farei! Darei minha vida contigo!”
Essa declaração não parece nem de longe, ter saído da mente de alguém equilibrado e de um bom conhecimento de si.

Aprenderemos outra lição, pois Jesus respondeu a Pedro: “antes que o galo cante, três vezes me negarás”. Esta afirmação de Cristo não mostra apenas que Ele já conhecia o futuro, mas revela que Ele conhecia a Pedro!
Como é bom servir ao Deus que nos conhece! O salmista disse: “Senhor, tu me sondas e me conheces”.

Talvez você pense que Deus não te quer mais, ou que as promessas de Deus a seu respeito foram anuladas, mas saiba que ao te escolher, Deus já o conhecia, e conhecia o seu futuro! Deus nunca erra na escolha, nem se arrepende. Se alguma profecia foi dita ao seu respeito da parte de Deus, ou se o Espírito Santo têm falado ao teu coração, creia nestas promessas.
“por que todas quantas promessas há de Deus são n’Ele o sim, e por Ele amém, para a glória de Deus por nós”
O Senhor disse a Jeremias: “Eu velo para cumprir a minha palavra”, portanto, se algém tem falhado contigo, saiba que Deus nunca falha.

Ora, Pedro nem “se” conhecia, nem sabia que Jesus o conhecia.
Passados alguns dias, depois de haver negado ao Mestre, disse Pedro: “Vou pescar”, e alguns foram com ele. Imagino agora, Pedro que depois de tanto tempo acostumado com a presença de Jesus, agora estava só! Quão grande tristeza invadia a alma de Pedro!
Estava nu, por fora e por dentro, desprovido de vestimentas espirituais que aquecessem os seus sentimentos. Você já se sentiu assim? Parece que Jesus não o vê? Está sentindo a culpa de tê-lo negado mais uma vez?

Pedro pescou por oras, mas sem sucesso. Assim como nós, sem Cristo nada podemos fazer e sentir realização, assim estava Pedro.
Embora o trabalho seja inútil, a noite escura e a tristeza dominem seus sentidos, Jesus nunca se esquece dos que foram escolhidos, e naquele dia, foi encontrar-se com Pedro.
Jesus repetiu o milagre que foi, há anos antes, decisivo na decisão de Pedro em segui-lo. Aprendemos com isso, que Deus não muda. Nós erramos, pecamos, negamos, mas Deus não muda.

Pedro jogou-se na água assim como estava e foi ter um novo encontro com o Mestre.
Ao se encontrar com Pedro, Jesus não quis fugir dos assuntos que “cutucavam a ferida” de Pedro, mas fez a pergunta que o faria lembrar-se do seu fracasso. Deus não joga nada na cara. Às vezes ele precisa nos fazer recordar nossos erros para mudar-nos, para sarar-nos.

Olhando para ele, com os mesmos olhos que o viram trair, Jesus perguntou a Pedro: “Simão, tu me amas mais do que estes?”.
É como se ele estivesse perguntando; “Pedro, agora você sabe quem você é, ou não sabe que não é como pensava ser?”. Depois de três vezes ouvindo a mesma pergunta que o incomodava, doía, fazia-lhe sentir humilhado, Pedro responde a Jesus com um “tu sabes tudo”.

Queridos irmãos em Cristo, consolem-se com esta Palavra! Ainda que todos te julguem, só Jesus te conhece. Foi ele quem te criou, quem te chamou, escolheu, salvou, ungiu, e é Ele quem tirou o meu sono para que você saiba que Ele te ama. Você pode não mais crer, mas Jesus te ama mais do que qualquer pessoa possa amar algum dia.
A triste segundo Deus gera alegria, e o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.
Glória a Deus por sua obra em nossas vidas!

Que Deus abençoe a todos e ilumine os entendimentos!


Por Luis Paulo Silva.
Fonte: Despertai Ceifeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário