quinta-feira, 30 de abril de 2009

A certeza da salvação 3/4




Por causa de tudo isso o homem precisa ser salvo. Para sair desse estado de condenação ele precisa nascer de novo. Precisa receber o presente que Deus oferece. Deus poderia condenar o homem simplesmente porque rejeita a salvação que lhe é oferecida de graça. O homem só precisa exercitar sua capacidade de decidir e crer. ( ao contrário do que fez no Edem ) A Palavra de Deus sempre apela para a vontade do homem


Mc 8:34 "Se alguém quiser vir após mim …"
Ap 3:20 "Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta…"
Para que nós somos salvos ?
à Para a glória de Deus
Ef 1:3-14 "…para o louvor da sua glória"


A criatura deve revelar a beleza de seu criador. ( ex.: quadro / refletir a glória ) A salvação antes de beneficiar o homem , glorifica a Deus. Somos salvos para Deus. Somos salvos para ser reenquadrados no Propósito de Deus. Deus criou o homem para ter comunhão com ele. Mas o homem por causa do pecado volta-se para si mesmo, para seus próprios interesses e impossibilita esta comunhão.


Rm 6:10-13 "Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça."


A cruz jamais operará sua obra completa em nós enquanto não formos capazes de interpretar além daquilo que Cristo fez PARA NÓS e começarmos a ver o que ele fez PARA DEUS.
O que nos garante a salvação? Como saber se estamos salvos? Em que nos baseamos para dizer que estamos salvos?


Ef 2:8-9 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie."
Pela graça, mediante a fé. Não por obras Se é pela graça já não é mais por obras, senão a graça deixa de ser graça Exercitamos a nossa fé na obra que Jesus fez e recebemos de graça a salvação.
Hb 11:6 "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."


Fé em que?


à Em Jesus e na palavra de Deus.
( fé à Hb 11:1 )


A obra de Jesus foi perfeita e suficiente.


Cl 2:14-15 "E havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz."
Não temos que pagar mais nada. Jesus pagou a divida por nós e cravou na cruz. Só precisamos crer nele, na sua obra por nós.


II Co 5:21 "Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."


Ele se fez pecado para nos libertar do pecado e nos justificar para com Deus Ele pagou pelos nossos pecados , um alto preço ( Ex.: preço tesouro x preço que pagamos )Rm 5:1 "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo"


Pela fé na obra de Jesus por nós somos justificados diante de Deus. Foi-se a ira de Deus contra nós. Em Cristo temos paz para com Deus. Não é pela nossa justiça, mas pela justiça de Deus em Cristo. ( nossa justiça é um trapo de imundícia )


At 26:18 "Para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim."


Pela fé em Jesus somos libertados do domínio de Satanás
Gl 2:16 "Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada."


As bases da nossa salvação


Podemos afirmar que estamos salvos com base em 2 coisas :Na obra de Jesus por nós. No que Ele fez por nós e não do que nós fizemos.


Is 53:5-6 " Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós."
Na Palavra de Deus Não é por sentimento, mas por fé na palavra de Deus que diz que eu sou salvo.


I Jo 5:6-13 "Quem tem o filho tem a vida…"
Mc 16:16 "Quem crer e for batizado será salvo…"
Jo 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira…"
v15 à "assim como a serpente foi levantada no deserto.." Nu 21:5-9
Quando cremos em Jesus somos curados da peçonha mortal que nos conduzia a morte. Jo 5:24 "Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou…"
Jo 6:28-29 "A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou"
Jo 10:9-10 "…eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."
Jo 11:25 "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim…"
Jo 14:6 "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida…."
I Tm 2:5 "Porque há um só mediador entre deus e os homens …"


Temos dois testemunhos que somos salvos:

Um exterior: A Palavra de Deus Um interior: O Espírito Santo
I Tm 1:15 "Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal"


Rm 8:16 "O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus"
Nos liberou de Satanás
Nos libertou do pecado
Nos livrou da morte Nos deu paz com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário